Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Campanha Eleitoral

por José Henrique Cunha, em 18.08.09

Apesar de já proliferarem cartazes em tudo quanto é lado do PS e PSD, alusivos às autárquicas para Caldas das Taipas,  a campanha eleitoral terá oficialmente início a 29 Setembro.

 

É público a participação de cinco listas para a eleição, pela primeira vez, já que ultrapassamos a barreira dos 5.000 eleitores,  de 13 deputados para a Assembleia de Freguesia. Cinco listas cinco partidos – BE, CDS, CDU, PS e PSD – que irão doravante tentar convencer os fregueses desta vila a votarem na sua lista.

 

O que se espera desta campanha eleitoral?

Verdade, Clareza, Objectividade e Respeito.

 

Espera-se que esta campanha eleitoral não seja o espelho daquilo que aconteceu nas várias reuniões da Assembleia de Freguesia durante estes últimos quatro anos e de uma forme reiterada entre o PS e PSD, ou seja, provocação barata,  discussão sobre questões menores do quotidiano da vila abeirando de quando em vez a brejeirice.

Ainda haverá uma última sessão ordinária que deverá acontecer em meados de Setembro, exige-se que os senhores deputados tenham a fineza de não utilizar a Assembleia de Freguesia para fazer pura campanha eleitoral.

 

Normalmente em campanha há uma onda ilimitadamente optimista. Tudo é possível. É possível gastar mais dinheiro, é possível construir a Casa das Artes, um Centro Cultural, é possível requalificar o centro da vila, é possível construir dois lares para idosos, é possível recuperar o parque de lazer, o parque de campismo, tudo num só mandato. Chegam ao poder e as coisas, por isto ou por aquilo, alteram-se rapidamente. Isto para dizer que o debate público é muitas vezes desfasado da realidade; é dominado pela demagogia.

 

Por isso se pede Verdade não prometendo aquilo que os cofres das autárquicas nos próximos tempos não vão poder financiar.

Por isso se pede Clareza não confundindo o eleitorado com obras públicas, publico-privadas ou privadas.

Por isso se pede Objectividade discutindo aquilo que efectivamente pode melhorar o dia a dia dos taipenses com medidas imediatas.

Por isso se pede Respeito com a elevação do debate político. Respeito é aquilo que a vila de Caldas das Taipas necessita de transpirar. O Respeito permite exigir, com firmeza, sem necessidade de prostrar-se ou opostamente esganiçar.

 

O gozo das férias é um bom momento para retemperar e meditar. Espero que os candidatos às autárquicas que se avizinham em Caldas das Taipas tenham um bom proveito

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



José Henrique Cunha

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031



Links

CEC 2012

Informação