Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




É mais seguro procurar no labirinto...

por José Henrique Cunha, em 22.04.09

O anúncio do Lar de Idosos no sítio Por Amor às Taipas contém uma mensagem de Ricardo Costa que acaba com uma frase - É mais seguro procurar no labirinto do que ficar de braços cruzados sem nada.  Esta  frase faz-me lembrar um livro da autoria de Spencer Johnson intitulado Quem Mexeu No Meu Queijo?.

Este livro relata uma história de dois ratinhos e dois pequenos seres humanos que dependiam de queijo para se alimentarem e serem felizes. Foram felizes até ao dia em que o queijo desaparece.

Mais do que a história este livro fala-nos de comportamentos e de como lidar com a mudança - Mutatis mutandis.

 

Já percebemos que Ricardo Costa está pouco importado com o politicamente correcto, na sua perspectiva o que importa é resolver os problemas de Caldas das Taipas e dos seus habitantes. E assim, com uma cajadada mata dois coelhos, resolve o problema do Lar de Idosos e dá um empurrão à sua candidatura, já agora, com um empurrãozinho da Câmara Municipal de Guimarães que cede um terreno com 7.000 m².

Este filme já se repetiu com a verba 50.000 euros atribuída pela CMG para os arranjos exteriores do Centro Pastoral com a intermediação do candidato Socialista à Junta de Freguesia de Caldelas.

 

Não entrando em pormenores processuais e da bondade deste futuro Lar de Idosos, porque ainda não os conheço, nem questiono sequer a utilidade da obra, registo apenas o situacionismo instalado. Queria ver como seria se o PSD, instalado em Santa Clara, começasse a patrocinar obras a um candidato seu?

 

Porque sou mais do género institucionalista, não vejo com bons olhos estes arranjos de gabinete. Mas isso vale o que vale e haverá obviamente quem pense ser mais importante resolver os problemas, mesmo que para isso se cometam alguns atropelos no normal  relacionamento institucional. Ser institucionalista não quer dizer não resolver os problemas, mas por este caminho apetece dizer: É pena não haver eleições todos os anos.

 

Entre o dar-nos festas de S. Pedro com cartazes pomposos e esta forma de fazer política, ou ainda, uma outra via com menos marketing, os taipenses escolherão o que melhor lhes convém.

 

Há, já agora, a frase original do livro Quem Mexeu No Meu Queijo? a que me referia diz o seguinte:

É mais seguro procurar no Labirinto do que permanecer numa situação sem queijo.

Autoria e outros dados (tags, etc)



José Henrique Cunha

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Abril 2009

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930



Links

CEC 2012

Informação