Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Eleições, os media e os blogs

por José Henrique Cunha, em 20.02.09

Thomas Jefferson queixava-se de que os media se alimentavam "como os lobos, do sangue de cordeiros". Mas Jefferson disse também que, se tivesse de escolher entre um governo sem jornais e jornais sem governo, não hesitaria em ficar com a segunda opção. Segundo ele, não existe sociedade livre sem o direito de liberdade de expressão.

Jack Welch

 

Apesar de um meio pequeno, Caldas das Taipas é bastante activa na divulgação de informação via media tradicionais, electrónicos e blogs. O período eleitoral que se avizinha, nomeadamente as autárquicas, pela amostra que tivemos aquando do anuncio da candidatura de Ricardo Costa pelo Partido Socialista indicam que será intenso, de alguma dureza verbal e com pressão mediática à mistura.

 

Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público, dizia também o terceiro Presidente dos Estados Unidos da América - Thomas Jefferson.

 

É bom que os intervenientes às próximas autárquicas tomem consciência deste facto e que tomem as devidas medidas para minimizar, ao máximo, situações de conflito em nada abonatórias para o salutar debate de ideias em prol do desenvolvimento da nossa vila.

 

Topicamente, poderá dizer-se que devem ser proactivos na relação com os media e demais meios de informação e divulgação de opinião, informando com verdade em vez de reagir às noticias.
 
É importante dizer toda a verdade, sem subterfúgios, para controlar a qualidade e quantidade de informação veiculada. Se não for contada toda a verdade a imprensa e blogs farão esse trabalho contextualizando-a, adicionando os rumores e a opinião individual.
 

Falar verdade também implica ter uma única versão dos factos e um pensamento único sem floreados consoante a plateia ou o público alvo.

 
Por ultimo, não desprezar as novas tecnologias de informação criando uma plataforma por si controlada que possibilita fazer chegar a informação verdadeira sem ficar refém de terceiros.
 
Estas são algumas ideias assimiladas num artigo de opinião de Jack Welch, antigo CEO da General Electric Company e actualmente consultor na Jack Welch, LLC, que me parecem bastante apropriadas para os políticos neste ano de eleições.

Autoria e outros dados (tags, etc)



José Henrique Cunha

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Fevereiro 2009

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728



Links

CEC 2012

Informação