Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Julio Mendes, mais um desalinhado?

por José Henrique Cunha, em 21.01.09

No melhor pano cai a nódoa. Não é que ainda há poucos dias, António Magalhães, num almoço de celebração dos Reis organizado pelo Partido Socialista de Guimarães, lançou achas ao Partido Social Democrata dizendo que este tinha desistido das autárquicas vivendo há vários anos numa total anarquia de poder, e agora, acontece-lhe isto, um vereador da sua governação, jovem promessa, decide abdicar dos poderes que lhe tinham sido delegados pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães não abdicando no entanto, para já, do mandato para que foi eleito em 2005!

 

Não deixa de ser verdade que PSD de Guimarães, para não falar a nível nacional, está moribundo. No que toca a Caldas das Taipas basta só relembrar a ausência de uma candidatura nas autárquicas de 2001 e nas de 2005 não conseguiu melhor do que um ex-tesoureiro eleito pela CDU - Constantino Veiga. Rendeu uma vitória, mas não rendeu uma coisa muito importante em política - Respeito.

 

Quanto ao suposto desalinhamento, desentendimento ou o que lhe quiserem chamar, de Júlio Mendes e antes mesmo de ouvir as explicações públicas dos principais protagonistas, porque a verdade na política tem por vezes muitas versões, direi somente que António Magalhães convive mal numa democracia pluralista. Basta lembrar os episódios com José Alberto Marques, Francisco Teixeira entre outros.

 

António Magalhães no plano político-institucional e Domingos Bragança no plano político-partidário, ao qual foi confiado a concelhia do PS em Guimarães, têm sido implacáveis para com aqueles que divergem das suas directrizes, opiniões, limitando, quase por decreto, protagonismos e tempo de antena por eles considerado em excesso. Esta acção de vigia tem um propósito: dominar, domar, domesticar os desalinhados reforçando a sua autoridade e dependência.

 

Quem pensar que esta forma de agir destes agentes políticos poderá mudar, ou poderá pressiona-los a mudar, está completamente iludido.

Autoria e outros dados (tags, etc)



José Henrique Cunha

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2009

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031



Links

CEC 2012

Informação