Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Transportes Urbanos de Guimarães

por José Henrique Cunha, em 28.11.08

A empresa Transportes Urbanos de Guimarães (TUG) é responsável pelo serviço público de carreiras urbanas no concelho de Guimarães, empresa esta detida maioritariamente pela Arriva Portugal Transportes Lda. A concessão, pelo Município de Guimarães, dos transportes públicos vimaranenses tem quase três décadas, tendo por base um contrato com um caderno de encargos que, entre outras coisas, determina as frequências mínimas, o período de funcionamento e área de abrangência.

 

Um serviço público, como é o caso dos TUG, tem o dever de assistir os cidadãos que pagam impostos, servir todos os que precisam de transporte e não apenas alguns. Não se percebe como Caldas das Taipas, um dos maiores e importante centros urbanos do concelho, e agora com o Avepark, não é contemplado com este transporte colectivo público. Não se trata de servir unicamente a Vila pois esta medida teria efeitos muito positivos na população que gravita em seu redor.

 

Para além dos problemas ambientais e energéticos, do uso desregrado do transporte individual que tornam por vezes o transito entre a Vila e Guimarães num caos, uma política de mobilidade sustentável é um factor preponderante na coesão do concelho e na qualidade dos seus munícipes.

 

Não pode a Câmara Municipal de Guimarães resignar-se com o facto de não fazer parte dos nossos costumes a utilização de transportes colectivos. Tem sim o dever de se empenhar firmemente na divulgação dos benefícios que representa a utilização destes transportes adoptando medidas persuasivas, com equidade, através da concessão de benefícios inserido numa estratégia de apoio e promoção dos transportes colectivos.

 

A Câmara não pode só concessionar, tem a obrigação de exigir e sobretudo de fazer valer os interesses públicos sobre os interesses privados.

 

Está inscrito no Plano e Orçamento para 2009, recentemente aprovado pelo executivo camarário, uma verba de 400 mil euros para Passes Transurbanos dirigidos à Terceira Idade. Os passes dos TUG permitem a livre circulação em todos os seus circuitos ao contrário dos passes das empresas privadas que prestam o serviço na área de Caldas das Taipas. Objectivamente estamos perante mais uma discriminação negativa e penalizadora para o desenvolvimento social desta região.

 

Mais uma intervençãozinha para o bem de Caldas das Taipas e do concelho de Guimarães.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



José Henrique Cunha

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2008

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30



Links

CEC 2012

Informação