Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Loja do Munícipe na nossa vila.

por José Henrique Cunha, em 05.11.08

Sendo Caldas das Taipas um polo urbano de capital importância para o concelho de Guimarães, aliás confirmado pelo seu Presidente da Câmara Municipal, António Magalhães. Numa era de informatização de serviços públicos, numa salutar política de descentralização dos serviços e numa maior proximidade aos munícipes, seria de todo apropriado a instalação de uma Loja do Munícipe nesta vila.

 
Estas lojas que proliferam um pouco por todo este país, umas dentro das próprias cidades outras nas freguesias do concelho, pretendem dar apoio aos munícipes nos vários assuntos relacionados com a autarquia, orientando-os na realização de requerimentos e exposições, com acompanhamento durante o processo até à conclusão do mesmo. 
 
Mais, este espaço multifuncional pode constituir uma aposta do Município de Guimarães, em aliar o atendimento municipal a uma vertente cultural. Este tipo de atendimento municipal poderia incorporar serviços como a entrega de requerimentos, pagamento de taxas, levantamento de documentos vários (certidões, reproduções de documentos e atestados), informações gerais, apresentação de opiniões e sugestões, bem como um espaço cultural com publicações, acesso à Internet e exposições.
 
Poderia ainda estreitar o relacionamento dos munícipes desta região, a norte do rio Ave, nomeadamente em matéria de serviços de águas, taxas e licenças e outras actividades económicas. Para tal os taipenses e habitantes das freguesias circunvizinhas não necessitariam deslocar-se a Guimarães para resolver simples questões como o pagamento da água.
 
Já que não temos uma via rápida de acesso rodoviária nem transportes públicos à sede de concelho porque, a Câmara não têm dinheiro, não é da sua única competência, dizem eles, não acreditamos nós, pelo menos eu não, esta seria uma excelente oportunidade de demonstrarem vontade de investimento em Caldas das Taipas com um equipamento que promove a qualidade de vida e dá uma boa ajuda nos custos, dinheiro e tempo, inerentes a uma ida à Câmara Municipal para tratar de assuntos banais.
 
Será que isto poderá constar de um programa eleitoral com o compromisso de António Magalhães independentemente do partido vencedor?

Autoria e outros dados (tags, etc)



José Henrique Cunha

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2008

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30



Links

CEC 2012

Informação